top of page

A importância de um CONTRATO


Um contrato é um acordo entre duas ou mais pessoas (física/jurídica) onde ficarão estipuladas as regras do negócio a ser firmado.


No âmbito comercial ele é fundamental para garantir a segurança do negócio e o cumprimento daquilo que fora acordado previamente entre as partes.


No momento em que uma das partes fica insatisfeita e decide mover uma ação judicial fazendo valer seus direitos, é que se vislumbra o real valor de se ter um contrato bem feito. Contudo, também é nesse momento que você pode se deparar com grandes prejuízos e uma bela “dor de cabeça” caso esse contrato não esteja bem redigido e de acordo com as necessidades do negócio.


Existem diversas questões a serem previstas quando da elaboração de um contrato para que, assim, se antecipem possíveis “desconfortos” e se assegure a validade das regras nele contidas.


Todavia, muitos ainda trazem justificativas diárias para não o utilizarem, ou pelo menos não de forma correta e segura, entre elas ouvimos muito que “o contrato é uma mera formalidade”, "É um negócio simples, não preciso de contrato”, “Nunca tive qualquer problema”, “Eu confio nesta pessoa”, ou ainda, “um modelo tirado da internet é suficiente”.

Mas, essa forma de proceder está cada dia mais ultrapassada, verificando-se que, de fato, quem realmente tem boa-fé contrata por escrito, por não ter problemas para cumprir o combinado.

Além de tudo, o uso de um contrato na perfectibilização de qualquer negócio garante, entre outros:

- o cumprimento do serviço pactuado;

- o pagamento na forma previamente acordada;

- demonstra claramente as responsabilidades das partes, para que não haja dúvidas futuras;

- afasta possíveis vínculos empregatícios;

- garante os direitos em caso de rescisão;.

Portanto, estejamos ciente de que contratos não ofendem, muito pelo contrário, demonstram a seriedade do negócio e a boa-fé por parte daqueles que o fazem.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page