top of page

O planejamento previdenciário na iminência da reforma da previdência


O planejamento previdenciário é uma análise de extrema importância para quem está planejando sua aposentadoria (mesmo que faltem alguns ou muitos anos). A relevância é ainda maior nesse momento, em que uma reforma da previdência é uma situação iminente.


Mas o que é um planejamento previdenciário?


Trata-se de um estudo jurídico da situação previdenciária de cada pessoa junto ao INSS ou ao regime próprio de previdência, chegando a conclusões sobre:


- Cálculo do tempo de contribuição que possui atualmente;

- Qual a data da futura aposentadoria (por quantos anos ainda deve ser realizada contribuição para se aposentar - pela lei atual e pelo novo projeto de reforma da previdência);

- Qual é a melhor aposentadoria para cada pessoa;

- Sobre qual valor é mais aconselhável que seja realizada a contribuição previdenciária.


Além disso, também é importante para quem deseja começar a contribuir, para ter a orientação necessária sobre quando começar (considerando as regras atuais e novas) e sobre qual valor pagar a contribuição, evitando um pagamento a maior desnecessário.


Assim, com a realização de um profundo planejamento previdenciário, é possível elucidar todas as dúvidas e servir como norte tanto para quem está começando a contribuir como, principalmente, para quem está próximo da tão sonhada aposentadoria, podendo, ainda, antecipar essa data.


Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!


Letícia Fontana Steinmetz

Advogada, inscrita na OAB/RS nº 100.240

Sócia do Escritório Bortolini & Steinmetz Advocacia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page