DO BIILHÃO À FALÊNCIA

A loja Arapuã foi considerada uma das maiores varejistas de eletrodomésticos do Brasil na década de 90, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio. Chegou a ter mais de 200 lojas pelo país, mas em 1998 começou a ter dificuldades.
O que fez uma das maiores lojas do setor, com um lucro de mais de 2 bilhões, ter sua falência decretada?!
Não é possível citar apenas uma razão para que uma empresa chegue à falência, todavia, no caso da Famosa Arapuã, o inadimplemento dos consumidores pode ser citado com um dos principais motivos para que a empresa tenha adquirido uma dívida de 700 milhões de reais.
Com a mudança do cenário econômico no país, a empresa que fazia suas vendas a prazo sem o planejamento adequado para tal, passou a ter um imensurável número de inadimplência e se viu pressionada a sacrificar suas margens de lucro, concedendo altos descontos.
A empresa teve sua falência decretada pela Justiça em 2003 pela primeira vez e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) definitivamente em 2009.
Não é difícil imaginar os problemas que os altos índices de inadimplência podem acarretar à saúde financeira de uma empresa, impactando diretamente seus resultados, portanto, pensar na inadimplência do cliente é uma questão de necessidade e se apresenta como ponto determinante quando da gestão de um negócio.

Caroline Bortolini Santos
Advogada, inscrita na OAB/RS nº 105.432
Sócia do Escritório Bortolini & Steinmetz Advocacia.