NEGOCIAR é um dom ou pode ser aprendido?
Somos todos negociadores, estamos desde a tenra idade praticando ações de negociação. Não é possível eliminar conflitos da vida em sociedade, mas é possível transformá-los, e isso acontece por meio da NEGOCIAÇÃO!
Baseadas no Método Harvard de negociação, destacamos alguns pontos que poderão ser altamente eficazes:
Uma negociação é feita de ARGUMENTOS E CONCESSÕES, estejam preparados para eles, ou seja, CONHEÇA E ESTUDE.
SEPARE AS PESSOAS DOS PROBLEMAS. Mantenha o foco nas questões que devem ser tratadas e não nas pessoas envolvidas.
Tenha ALTERNATIVAS OBJETIVAS. Nunca vá para uma negociação sem alternativas sólidas para a resolução do conflito ou renegociação de termos.
Todas as FASES DA NEGOCIAÇÃO são importantes: Preparação, processo, fechamento e reconstrução.
Esteja atento aos seus INTERESSES, mas também aos interesses da outra parte. Verificou-se que quando uma das partes sai em desvantagem de uma negociação, a repercussão disso pode provocar danos maiores ao negócio e às pessoas envolvidas e, inclusive não sustentando a negociação em longo prazo.
Temos que ter a consciência de que uma negociação deve ser técnica e bem estudada. Em um cenário de crise mundial a delicadeza da solução por meio da negociação fica ainda mais aparente, visto o misto de emoções latentes, bem como a vulnerabilidade das partes.
A negociação pode ser um instrumento poderosíssimo, se bem utilizado. Entre os benefícios de uma resolução amigável, estão: menor custo financeiro para as partes, celeridade na resolução de conflitos e temas, perpetuação das relações, sentimento de justiça, maior efetividade no cumprimento dos termos, em longo prazo.
Estamos à disposição para avaliação de situações e apoio em negociações.
contato@bsadvs.com
Caroline Bortolini Santos,
Advogada - OAB/RS 105.432
Sócia no escritório Bortolini & Steinmetz Advocacia.