A importância de um CONTRATO

Um contrato é um acordo entre duas ou mais pessoas (física/jurídica) onde ficarão estipuladas as regras do negócio a ser firmado.
No âmbito comercial ele é fundamental para garantir a segurança do negócio e o cumprimento daquilo que fora acordado previamente entre as partes.
No momento em que uma das partes fica insatisfeita e decide mover uma ação judicial fazendo valer seus direitos, é que se vislumbra o real valor de se ter um contrato bem feito. Contudo, também é nesse momento que você pode se deparar com grandes prejuízos e uma bela “dor de cabeça” caso esse contrato não esteja bem redigido e de acordo com as necessidades do negócio.
Existem diversas questões a serem previstas quando da elaboração de um contrato para que, assim, se antecipem possíveis “desconfortos” e se assegure a validade das regras nele contidas.
Todavia, muitos ainda trazem justificativas diárias para não o utilizarem, ou pelo menos não de forma correta e segura, entre elas ouvimos muito que “o contrato é uma mera formalidade”, "É um negócio simples, não preciso de contrato”, “Nunca tive qualquer problema”, “Eu confio nesta pessoa”, ou ainda, “um modelo tirado da internet é suficiente”.
Mas, essa forma de proceder está cada dia mais ultrapassada, verificando-se que, de fato, quem realmente tem boa-fé contrata por escrito, por não ter problemas para cumprir o combinado.
Além de tudo, o uso de um contrato na perfectibilização de qualquer negócio garante, entre outros:
- o cumprimento do serviço pactuado;
- o pagamento na forma previamente acordada;
- demonstra claramente as responsabilidades das partes, para que não haja dúvidas futuras;
- afasta possíveis vínculos empregatícios;
- garante os direitos em caso de rescisão;.
Portanto, estejamos ciente de que contratos não ofendem, muito pelo contrário, demonstram a seriedade do negócio e a boa-fé por parte daqueles que o fazem.