MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES PÓS CORONACRISE
Mercados e empresas estão precisando evoluir três anos em três meses.
O QUE ERA UM DIFERENCIAL ANTES, AGORA É UMA OBRIGAÇÃO!
Estamos passando por um momento histórico, muito se fala em como a Coronacrise irá afetar negativamente as empresas, e isso, sem dúvidas, irá acontecer em alguns setores. Mas de nada vale estudar os impactos ocasionados e paralisar-se frente a eles.
É o momento de estar atento as mudanças no padrão de consumo da sociedade, para que se possa IDENTIFICAR e ATENDER as novas demandas e, caso necessário, reinventar o seu negócio.
Já sabemos o que não podemos fazer nesse momento, mas está na hora de passar da fase da dor e crise, para a fase de desconstrução e renovação da empresa, para isso, tenha em mente que:
Atender a demandas pontuais é importante, mas foque no LOGO PRAZO.
O consumidor está mais crítico e exigente;
O consumidor busca produtos e serviços que forneçam maior segurança e comodidade.
Os consumidores esperam que as marcas sejam úteis ao dia-a-dia.
Clareza e empatia serão qualidades cobradas pelos consumidores.
Destacamos, ainda, algumas formas de consumo que estão crescendo durante a Coronacrise: Delivery, Take away, Infoproduto, E-commerce, Home School e Aplicativos.
Mas, esteja consciente de que tais mudanças devem ser incorporadas de forma real e com seriedade, muitas empresas vão tentar parecer empáticas, tentarão parecer preocupadas com as pessoas, animais e meio ambiente. Contudo, caso essa não seja a verdade da empresa, não será sustentado e causará o efeito inverso perante o consumidor.
E, conforme bem colocado por Cristina Junqueira (Cofundadora do Nubank): “EU POSSO TE ENSINAR O QUE FOR, MAS EU NÃO POSSO TE ENSINAR COMO SE IMPORTAR COM ALGO”.
O escritório Bortolini & Steinmetz disponibilizará um questionário de alinhamento para facilitar às empresas interessadas o entendimento de seu cliente.
Para ter acesso, nos contate pelo email: contato@bsadvs.com
Caroline Bortolini Santos
OAB/RS 105432
Advogada e sócia no escritório Bortolini & Steinmetz