top of page

CUIDADOS ANTES DE VENDER




Nas postagens anteriores, ressaltamos a prevalência entre uma carteira reduzida de bons pagadores do que um maior número de vendas para maus pagadores, principalmente no atual contexto econômico do país.

Mas como prevenir a inadimplência dos clientes? Focado em empresas de pequeno porte, hoje trazemos algumas dicas de cuidados antes de vender!

1. Em primeiro lugar, deve se deixar muito claro todos os termos da negociação para que não haja inadimplemento por conta de mau entendimento por um dos envolvidos.


2. Outro cuidado simples e muito importante é registrar todos os dados do cliente, com comprovantes quando for possível. No calor da hora e na ânsia por finalizar a negociação, esses detalhes podem passar despercebidos, mas são essenciais para possibilitar uma eventual cobrança futura.

3. Fechado o negócio, o cuidado essencial é formalizar. Atualmente, a forma mais segura de recebimento pela venda efetuada é através de cartão de crédito que, em que pese agrave o vendedor com as taxas cobradas pela operadora, ela garante o repasse do valor contratado, mesmo que o cliente não pague a sua fatura. Contudo, caso esse cenário não seja possível para você, deverá ser utilizado sempre um título de crédito (como cheque, nota promissória, duplicata, contrato, etc), o qual poderá ser executado judicialmente, de forma imediata, quando as cobranças extrajudiciais tenham sido esgotadas.

São cuidados simples, que podem ser aplicados de forma imediata na sua empresa e que tem resultados práticos importantíssimos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!



Letícia Fontana Steinmetz

Advogada, inscrita na OAB/RS nº 100.240

Sócia do Escritório Bortolini & Steinmetz Advocacia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page