top of page

DO BIILHÃO À FALÊNCIA




A loja Arapuã foi considerada uma das maiores varejistas de eletrodomésticos do Brasil na década de 90, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio. Chegou a ter mais de 200 lojas pelo país, mas em 1998 começou a ter dificuldades.


O que fez uma das maiores lojas do setor, com um lucro de mais de 2 bilhões, ter sua falência decretada?!


Não é possível citar apenas uma razão para que uma empresa chegue à falência, todavia, no caso da Famosa Arapuã, o inadimplemento dos consumidores pode ser citado com um dos principais motivos para que a empresa tenha adquirido uma dívida de 700 milhões de reais.


Com a mudança do cenário econômico no país, a empresa que fazia suas vendas a prazo sem o planejamento adequado para tal, passou a ter um imensurável número de inadimplência e se viu pressionada a sacrificar suas margens de lucro, concedendo altos descontos.


A empresa teve sua falência decretada pela Justiça em 2003 pela primeira vez e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) definitivamente em 2009.


Não é difícil imaginar os problemas que os altos índices de inadimplência podem acarretar à saúde financeira de uma empresa, impactando diretamente seus resultados, portanto, pensar na inadimplência do cliente é uma questão de necessidade e se apresenta como ponto determinante quando da gestão de um negócio.



Caroline Bortolini Santos

Advogada, inscrita na OAB/RS nº 105.432

Sócia do Escritório Bortolini & Steinmetz Advocacia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page