Administradora de plano de saúde é condenada a cobrir despesas com fertilização in vitro


A decisão é da 3º Vara Cível de Passo Fundo/RS, que concedeu liminarmente o pedido da consumidora para que o plano de saúde cobrisse as despesas hospitalares e de materiais que fossem necessários para a realização de método de fertilização in vitro.


Diante da dificuldade de engravidar, foi recomendado à paciente o tratamento médico de fertilização. A magistrada entendeu presente a verossimilhança das alegações da parte autora, beneficiária do plano de saúde fornecido pela Unimed, que administrativamente se negou a custear o tratamento indicado.


Após, em sentença de procedência, confirmando a decisão antecipatória, a magistrada chamou atenção para o contrato de convênio realizado entre as partes, o qual, não previa de forma específica a exclusão para o tratamento da fertilização "in vitro", e que embora a inseminação artificial constasse como procedimento excluído, esta por sua vez não poderia ser confundida com a fertilização.


Conforme trecho da decisão: “Em se tratando de contrato de fornecimento de produtos e serviços, as cláusulas de limitação de direitos/exclusão devem ser redigidas em destaque e serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor (art. 47 c/c o art. 54, § 4º do CDC)”.


A decisão demonstra a necessidade de atenção quando das negativas realizadas por planos de saúde, já que, embora conste previsão contratual que induza a sua legalidade, esta poderá ser discutida judicialmente.


Processo nº 115.0018295-0


Bortolini & Steinmetz Advocacia.

#planodesaúde #cobertura #fertilizaçãoinvitro #cláusulaabusiva #consumidor

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

São Leopoldo/RS:
Marquês do Herval, nº 1236,  Sala 401, Centro 
CEP 93010-200 
Contato:(51) 3783 1097 / (51) 98030-9816

Horário de Atendimento: Segunda á Sexta, 

08h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

 

 

© 2017 Por Bortolini&Steinmetz.