top of page

O inadimplemento e as vantagens da cobrança extrajudicial.


O inadimplemento é um desafio para qualquer empresa, afinal débitos em aberto podem impactar profundamente o desenvolvimento financeiro do negócio, bem como na boa relação da empresa para com o cliente.


Portanto, a maneira mais fácil e rápida de resolver essa situação é de forma amigável, através da cobrança extrajudicial.


No Brasil, a legislação (art. 42 do Código de Defesa do Consumidor) veda cobranças que gerem constrangimento ou promova a ameaça do devedor. Por isso, o credor deve ser cauteloso e agir de forma estratégica quando se trata de cobrança de dívidas.


Nessa área, nossa atuação se baseia na busca de soluções mais rápidas, econômicas e que preservem um bom relacionamento entre credores e seus devedores. Além disso, que preserva a imagem da empresa perante ao mercado de consumo.


Portanto, nesta etapa, o diálogo e transparência são fundamentais.


Nesse sentido, podemos citar como os principais benefícios da cobrança extrajudicial:


I. Celeridade na obtenção do crédito: A cobrança extrajudicial além de ser muito mais rápida que um processo judicial, se torna men


os desgastante para ambas as partes, sendo dispensável o envolvimento do judiciário para chegar a solução esperada.

II. Maior Economia: Decorrente da celeridade, está a redução de custos, os quais se tornam consideravelmente baixos em face da possibilidade de crédito existente em uma cobrança extrajudicial.

III. Minimização de riscos de perda do cliente: Conforme já citado, o bom trato com o cliente é fundamental na hora de realizar qualquer cobrança, sob pena, inclusive, de infringir as leis consumeristas.


Diante disso, os profissionais da nossa equipe estão capacitados a atuar na Cobrança Extrajudicial e Judicial, analisando e avaliando caso a caso a melhor estratégia para obtenção da efetividade na cobrança.


Em caso de dúvidas sobre o que melhor se aplica para seu negócio, entre em contato conosco!


Bortolini & Steinmetz Advocacia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page